7 dicas para ser um especialista

dica 4 03/13

Ser um especialista em algo é ser muito bom em certa atividade, como um medalhista olímpico ou um cientista avançado. Confira 7 dicas.

Não adianta somente aparecer nos treinos, é necessário estar sempre se desafiando

De acordo com psicóloga americano da Universidade de Stanford, Carol Dweck, em seu livro Mindset: The New Psychology of Success, em 95% dos casos, o talento natural não determina se seremos um expert em algo. Então qual é o segredo para se tornar o melhor? Confira 7 dicas para ser um especialista em qualquer coisa:

7 dicas para ser um especialista – 1. Prática

Você precisa de quantidade e qualidade. Você precisa de muitas horas de prática, mas você necessita praticar da maneira correta. Não adianta somente aparecer nos treinos, é necessário estar sempre se desafiando. Além disso, é necessário estar se testando e se criticando muitas vezes.

7 dicas para ser um especialista – 2. Garra

Você não conseguirá alcançar seu objetivo de ser especialista em algo se não praticar muitas e muitas horas. E é necessário, mais do que tudo, garra para ter força de vontade. Sabe-se que a força de vontade e a garras são mais importantes do que o QI.

7 dicas para ser um especialista – 3. Bom mentor

É necessário ter um bom mentor, alguém que acompanhe você na jornada para ser o melhor. Você precisa de alguém que não “pegue leve” com você, que dê feedback inteligente e explique a base e a teoria do que você quer se especializar.

7 dicas para ser um especialista – 4. Foque-se no negativo

É lógico que ser negativo o tempo inteiro não vai ajudar. Porém ser “cego” é pior ainda. Entenda que se você se focar na parte negativa aprenderá melhor com seus erros. E a melhor forma de aprender é por meio de experiências adversas.

7 dicas para ser um especialista – 5. Foque-se na melhora

Nas suas performances, não priorize fazer algo bem ou parecer bom. Você tem que se focar em melhorar sempre. O perfeccionismo, na medida certa, é um ótimo caminho para ser o melhor.

7 dicas para ser um especialista – 6. Feedback rápido

É preciso saber o que está funcionando e o que não está indo bem para que você decida o rumo mais favorável o mais rápido possível. Não importa se esse feedback vem de um chefe, de um treinador ou de um software analítico.

7 dicas para ser um especialista – 7. Vale a pena

É importante saber que quem treina muito não vive só para aquilo. Com certeza, ele se dedica muito àquilo, o que traz muito estresse a ele, mas a prática também traz alegria mais tarde. Por isso, esta última dica serve de inspiração porque vale a pena treinar, seu cérebro recompensará você.

Fonte: Portal Universia


Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>